A ADEPAB (Associação de Apoio e Aprendizagem ao Adolescente de Batatais) realizou, entre os dias 16 a 27 de agosto, atividades da Socioprendizagem do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e das Medidas Socioeducativas em Meio Aberto (MSE) envolvendo os adolescentes.
Entre as atividades que foram realizadas, temos:
Nas atividades de Socioprendizagem os adolescentes aprenderam sobre:
* Projetos pessoais profissionais e de vida;
* Direitos trabalhistas e previdenciários;
* Informática;
*Excel,
*e inclusão digital.
Referente as Medidas Socioeducativas, neste período, foram realizados 8 atendimentos online, trabalhando o acompanhamento do cumprimento de metas nas áreas: Educação, Profissionalização, Saúde, Família, responsabilização pelo ato infracional e Esporte, cultura e lazer.
Também houve reunião on-line com familiares, com o objetivo de estabelecer vínculos com os responsáveis dos adolescentes, compreender como a liberdade assistida está impactando na vida do adolescente, assim como quais foram as mudanças que perceberam na vida desse adolescente.
Além disso, teve 1 acolhida com o jovem e sua responsável: o objetivo dessa acolhida é criar vínculo da família com os usuários da instituição, aproximando-nos de suas realidades criando um espaço de apoio e orientação. Nesse momento, ainda, é apresentado aos usuários todos os serviços ofertados pela instituição e as dúvidas são esclarecidas.
Para inserção no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos ( SCFV) foram realizadas 14 acolhidas, com crianças e adolescentes de idades variadas, entre 6 a 17 anos de idade, e seus responsáveis. Os atendimentos foram realizados pela Assistente Social e Psicóloga do SCFV.
Com as crianças e adolescentes, de 6 a 14 anos, desenvolvemos o trabalho em equipe através de atividades lúdicas.
Houve, também, finalização de percurso, onde relembramos e assimilamos com os assistidos os temas trabalhados durante o Percurso I.
Para os adolescentes de 15 a 17 anos, apresentamos e discutimos sobre:
* o SUS (Sistema Único de Saúde) e os serviços oferecidos, onde buscar atendimento, aconselhamento e orientações, também medicamentos e serviços psicossociais;
* as ISts transmissíveis, com o objetivo de orientar os adolescentes sobre o que são as ISts, como tratá-las, prevenir e onde procurar atendimento;
*sobre a nova variante do coronavírus e a construção das regras do grupo "Os tímidos da Nova geração";
* primeiros passos para o autoconhecimento, métodos para que os adolescentes comecem a refletir sobre eles dando o primeiro passo para o autoconhecimento;
* e as expectativas de todos os adolescentes sobre o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos através de desenho e roda de conversa.