Nos dias 25, 26 e 27 foram realizadas 14 acolhidas e entrevistas psicossocial com jovens que irão ingressar no programa de Socioaprendizagem de auxiliar administrativo. Essa turma conta com jovens que irão realizar a parte prática do programa nas empresas Jumil e Centagro. Esse novo grupo de aprendizes iniciará, a partir do dia 1 de junho, com atividades teóricas na modalidade online. As turmas em andamento permaneceram com as atividades teóricas suspensas em razão do Lockdown (como na semana passada).
As atividades realizadas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, 6 a 14 anos completos, foram:
Oficina dia 26/05/2021
Objetivo: Demonstrar às crianças e adolescentes atitudes do dia a dia que podem levar a contaminação do coronavírus e fazer uma orientação de medidas preventivas.
Oficina do dia 28/05/2021
Objetivo: Usar a metodologia de contação de história da “ Dona Maricota” como ferramenta de comunicação para estimular o consumo de frutas, legumes e verduras e incentivar os bons hábitos desde pequeno.
As atividades realizadas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos,15 a 17 anos completos, foram:
Oficina do dia 22/05/2021
Objetivo: Disseminar a cultura brasileira, através da Capoeira, em parceria com o Conselho da Comunidade Negra de Batatais.
Oficina do dia 25/05/2021
Objetivo: Esclarecer aos adolescentes que esporte e lazer são um direito de todos e os benefícios vão muito além de um corpo sarado.
Oficina do dia 27/05/2021
Objetivo: Demonstrar aos adolescentes as diferenças entre as comunicações passiva, passivo-agressiva, agressiva e assertiva.
Grupo: Pais e Responsáveis
Data: 26/05/2021 (Quarta-feira)
Horário: – 19:30 às 20:30 (via Google Meet)
Proposta: Conhecer a realidade da convivência dos pais com seus filhos diante a pandemia.
Objetivos: Iniciar um primeiro contato da equipe ADEPAB com pais e responsáveis, expor questões relacionados a pandemia e as diversas formas de lidar com o atual momento, o relacionamento com os filhos, cuidados necessários, e para sanar dúvidas.
Medidas Socioeducativas em meio aberto:
Os atendimentos deste serviço permaneceram suspensos em razão do Lockdown e da necessidade do primeiro contato (acolhida) com os adolescentes ser presencial.
A coordenadora Aline Duarte destacou “Neste cenário de Lockdown, sabemos das inúmeras dificuldades encontradas pelas famílias, seja pela convivência extremada fragilizando os vínculos, familiares adoecidos, inseguranças no âmbito alimentar e financeiro; diante disso nossa equipe não têm medido esforços para atuar como apoio as famílias atendidas e na garantia de direitos”.