A ADEPAB (Associação de Apoio e Aprendizagem ao Adolescente de Batatais) realizou, entre os dias 09 a 13 de agosto, atividades da Socioprendizagem do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e das Medidas Socioeducativas em Meio Aberto (MSE) envolvendo os adolescentes.
Entre as atividades que foram realizadas, temos:
Nas atividades de Socioprendizagem um novo grupo com 15 adolescentes iniciou de Comércio e Varejo. Os adolescentes também aprenderam sobre comunicação social e marketing, relações interpessoais e comportamento profissional.
Nessa semana, foram realizados 4 atendimentos on-line, trabalhando o acompanhamento do cumprimento de metas nas áreas: Educação, Profissionalização, Saúde, Família, responsabilização pelo ato infracional e Esporte, cultura e lazer. Também foram realizadas 2 visitas domiciliares;
1 acolhida com o jovem e sua responsável: o objetivo dessa acolhida é criar vínculo da família com os usuários da instituição, aproximando-nos de suas realidades criando um espaço de apoio e orientação. Nesse momento, ainda, é apresentado aos usuários todos os serviços ofertados pela instituição e as dúvidas são esclarecidas.
Para inserção no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos ( SCFV) foram realizadas 11 acolhidas, com crianças e adolescentes de idades variadas, entre 6 a 17 anos de idade, e seus responsáveis. Os atendimentos foram realizados pela Assistente Social e Psicóloga do SCFV, o objetivo é criar um vínculo da família com os usuários dainstituição, aproximando-os de suas realidades, criando um espaço de apoio e orientação, nesse momento, também, é apresentado aos usuários todos os serviços ofertados pela instituição e as dúvidas são esclarecidas.
Com as crianças e adolescentes, de seis a 14 anos, foram trabalhados a
interação através das Olimpíadas da ADEPAB, com adaptações através de brincadeiras.
O objetivo é fazer com que as crianças e adolescentes aprendam sobre regras, trabalho em equipe, os benefícios e a importância do esporte, o respeito, superação de limites, a descoberta de habilidades, a interação a partir de uma adaptação com brincadeiras simulando e conhecendo um pouco da história das Olimpíadas realizadas a cada quatro anos.
Também foi feito um trabalho com os adolescentes de 15 a 17 anos para prepará-los para entrevista de emprego on-line, para que eles pudessem apontar as dificuldades que tiveram na hora da simulação das entrevistas. Além disso, foi apresentado aos adolescentes o quanto o esporte pode colaborar para diminuir as desigualdades sociais. O objetivo dessa atividade é fazer com que os adolescentes reflitam sobre os problemas enfrentados pelos atletas brasileiros antes, durante e depois das Olimpíadas. Como exemplos a serem citados estão os problemas psicológicos causados por pressão nos atletas, falta de incentivo e patrocínios.