Em tempos de isolamento social e suspensão total ou parcial das atividades socioeducacionais, as instituições do terceiro setor têm se desdobrado para encontrar formas para que a falta dos serviços oferecidos impacte, de forma menos danosa, os públicos atendidos.
Na ADEPAB (Associação de Apoio e Aprendizagem ao Adolescente de Batatais), não está sendo diferente. Desde que os encontros presenciais foram suspensos, a instituição busca por alternativas para a manutenção do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que atende cerca de 100 jovens.
Durante sete semanas - entre os dias 30 de março e 15 de maio - as atividades voltadas ao serviço foram mantidas, exclusivamente, online. A iniciativa, inédita no atendimento, teve como intuito responder às demandas dos adolescentes referentes à pandemia e sobre temas de interesse geral.
Segundo informações da coordenadora técnica da ADEPAB, Aline Duarte, além das oficinas virtuais, o serviço passou a contar desde a última segunda-feira, 18, com a distribuição semanal de atividades, kits de lanches e itens de higiene e limpeza aos adolescentes atendidos. A entrega acontece na sede da instituição seguindo todas as normas de distanciamento social e uso de máscaras.
“Nosso intuito é acessar o maior número de usuários e subsidiá-los no enfrentamento deste momento, reforçando assim o compromisso da instituição com as famílias; as políticas públicas de assistência social; a luta para manter o acesso ao direito; e o estreitamento de vínculos em momentos tão adversos”, conclui a coordenadora.