A ADEPAB (Associação de Apoio e Aprendizagem ao Adolescente de Batatais) realizou, entre os dias 05 a 16 de julho, atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e da Socioprendizagem envolvendo as crianças e os adolescentes.
Entre as atividades que foram realizadas, temos:
Acolhidas e entrevistas para inserção no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV):
Foram realizadas oito acolhidas com crianças e adolescentes, de 6 a 17 anos de idade, e seus responsáveis. Os atendimentos foram realizados pela Assistente Social e Psicóloga do SCFV, o objetivo é criar um vínculo da família com os usuários da instituição, aproximando-os de suas realidades, criando um espaço de apoio e orientação. É apresentado, também, nesse momento todos os serviços ofertados pela instituição e as dúvidas são esclarecidas.
Foi trabalhado com crianças, de seis a oito anos, através de brincadeiras, a importância das regras e o quanto o julgamento pode ser prejudicial e, ainda, a importância da higiene pessoal.
Com as crianças de nove a 11 anos foi trabalhado sobre a importância das regras e o quanto o julgamento pode ser prejudicial e, também, sobre os diversos tipos de famílias.
Para os adolescentes, de 12 a 14 anos, foi apresentado a instituição e seus colaboradores; foi abordado sobre julgamentos e regras; orientação aos adolescentes sobre cursos e livros. Eles, ainda, participaram de uma oficina online com o filme “Luca”.
A ADEPAB também prestou apoio, a todas as faixas etárias do SCFV, para enfrentamento da crise sanitária provocada pelo novo Coronavírus e seus rebatimentos no âmbito individual e coletivo, considerando os aspectos: econômicos, sociais e psicológicos.
Nas atividades de Socioprendizagem foram trabalhado com os adolescentes sobre: direitos trabalhistas e previdenciários; formas alternativas de geração de renda; saúde sexual e direitos sexuais e reprodutivos; comunicação e marketing; estratégias de marketing e marketing pessoal.
Por fim, nesse período, foram realizadas nove atendimentos presenciais de medidas socioeducativas, trabalhando o acompanhamento do cumprimento de metas nas áreas de: Educação, Profissionalização, Saúde, Família, Responsabilização pelo ato infracional e Esporte, Cultura e Lazer.